Um pedacinho do Rio Grande do Sul no oeste baiano

Formada por pessoas de diversas partes do país, principalmente vindas do sul do país, a cidade de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, possui o maior Centro de Tradições Gaúchas (CTG) do mundo, fora do Rio Grande do Sul. Seja no frio, ou no calor, todo bom gaúcho não deixa faltar em sua mesa bebidas e comidas típicas da cultura sulista. E justamente por este motivo, a cidade abriga um mercadinho chamado de Comercial Rio Grandense, que oferece produtos e iguarias da região sul do Brasil.

 Lá são comercializados desde os produtos para o preparo do chimarrão, como ervas, cuias, bombas e garrafas térmicas,  até torresmos, pururucas em saquinhos e biscoitos amanteigados, as famosas cucas, nos sabores de banana, doce de leite, coco, chocolate e abacaxi

 No mercadinho ainda é possível encontrar os tradicionais biscoitos cueca virada - doce de massa caseira frita, coberto por açúcar. Produtos artesanais, como salames e queijos são preparados por produtores locais e certificados pelo SIM - Selo de Inspeção Municipal, através da Prefeitura Municipal, que autoriza a venda na cidade de Luís Eduardo Magalhães. 

Conhecer todos esses produtos será fácil, pois no II Festival LEM Gastronomia, que acontece entre os dias 01 e 04 de outubro, serão reunidos todos eles e apresentados ao público. O objetivo é propagar todas as culturas alimentares presentes na formação gastronômica de Luís Eduardo Magalhães e promover um intercâmbio entre elas, inclusive da culinária gaúcha.

Mercadinho Rio Grandense

O que: Especializado em produtos e iguarias gaúcha
Onde: Rua Castro Alves, Luís Eduardo Magalhães - BA
Telefone: (77) 3628-1607

 

Acesse nossas redes sociais

Facebook: festivallemgastronomia
Instagram: @lemgastronomia
Flickr: www.flickr.com/photos/lemgastronomia

Foto: Daniel Torres Bonatto

 

Leia Também