Sucesso em 2014

"Recentemente, voltei de Luis Eduardo Magalhães, onde foi realizado um evento de gastronomia promovido pela querida chef Rosa Gonçalves e tive o prazer de conhecer Farinha de Jatobá, polpa de Buriti, doce de casca de maracujá do Cerrado, tudo isso produzido por "catadeiras de sementes", gente humilde que vive à beira das grandes fazendas do agronegócio. Esta é a conexão essencial, trazer produtos bons, saudáveis e justos para nossas cozinhas.
Precisamos mostrar mais e mais e contribuir para este processo de inclusão social. Quem ganha com isso somos nós mesmos, com a riqueza e qualidade dos produtos com os quais trabalharemos." - Chef Edinho Engel

As palavras do Chef Edinho Engel resumem um pouco do que o Festival trouxe em 2014. Junto com tudo isso, a presença de tantos nomes de talento reconhecido fizeram com que o público se encantasse com as descobertas de novos e antigos ingredientes da culinária brasileira.

Um grande desafio proposto pela Chef Rosa Gonçalves consistia em utilizar produtos locais em pratos especiais e ao mesmo de preparo acessível à população local. Com isso a valorização e incentivo à agricultura orgânica produzida por famílias da região criou condições melhores de renda gerando mais força no comércio interno dos produtos.

Foi expressiva a referência de qualidade recebida pelos chefs que visitaram o festival, com relação aos produtos locais do tipo embutidos, defumados e queijos. Através de oficinas diversos itens puderam ser colocados em evidências como o pescado e os cordeiros da região, além do lançamento da marca de biscoitos produzidos pela Associação Caliandra, que a partir daí já fornece sua produção para diversas escolas e creches da rede municipal.

Foram diversas as repercussões geradas pelo Festival de 2014 e trazemos um pouco dessa história que vamos guardar como início de um trabalho duradouro.

Acesse nosso Flickr para ver todo registro do que aconteceu por lá! CLIQUE AQUI

Leia Também