Entrevista: Chef Rosa revela as atividades e novidades do III Festival LEM Gastronomia

A chef Rosa Gonçalves, coordenadora do Festival LEM Gastronomia, contou sobre as novidades da terceira edição do evento. Entre os destaques está a interação com o público infantil, o novo local e ampliação do Festival. Durante o bate papo, Rosa fala também sobre a importância do evento para a economia da cidade de Luís Eduardo Magalhães e o legado para o estado. Confira a entrevista na íntegra!

Entrevistador - O que mudou desde a primeira edição do Festival?

Rosa Gonçalves – Aumentou o número de participantes e de parceiros. Na primeira edição tivemos apenas a prefeitura apoiando o projeto, agora temos a Agrolem, o Crea-Bahia, a Secretaria do Trabalho do Estado e o Sindicato Rural. Isso proporciona um maior acesso dos participantes ao conhecimento do que é a gastronomia.

E - Quais as principais novidades desse ano?

R.G - A principal é o novo local de realização do Festival, o Sindicato Rural. Se trata de um espaço na zona central de Luís Eduardo Magalhães, portanto, de fácil acesso para toda comunidade. A disposição dos restaurantes e o auditório de aulas-show serão amplos e organizados para que todos possam participar ativamente das aulas e tachadas.

E - Qual a importância de um evento como esse para LEM e para a Bahia?

R. G – O festival é uma excelente oportunidade de troca de conhecimentos para todos os segmentos da cadeia produtiva, do agricultor aos oficineiros e chefes de cozinha, todos saem ganhando em um evento como esse. Festivais como este fortalecem a cultura gastronômica, tanto para o município, como o estado.

E - No total, quantos chefs e oficineiros vão participar este ano? E quantas pessoas estão envolvidas para a realização do Festival, desde produtores a expositores?

R. G – São cerca de 14 chefes e 23 oficineiros. Temos chefs convidados de Salvador, Tocantins, Amazônia e Sergipe. O Festival tem, na sua organização, aproximadamente 60 pessoas, integrantes da Escola Rosa Gonçalves, Live Produções, Uaumais e colaboradores de diversas secretarias da prefeitura, dentre outros.

E - O tema do Festival este ano é "Brasil Bem Temperado", porque foi escolhido esse tema.

R.G  - A escolha deste tema reflete várias percepções minha e de  Jairo Santos, que coordena junto comigo o evento. Da localização do município, a presença de uma população bastante diversificada com famílias vindas de todas as partes do país. É muito raro no Brasil encontrar municípios que tenham tantos nordestinos de tantos estados diferentes convivendo com gaúchos, catarinenses, paranaenses, goianos, paulistas, cariocas e ainda descendentes de alemães, italianos, japoneses e de outros países asiáticos. O que resulta em uma culinária de muitos temperos, de muita criatividade e com muitas histórias para contar. Este Brasil bem temperado é Luís Eduardo Magalhães.

E - Soubemos que o público deste ano vai "pôr a mão na massa". Como será isso?

R.G - Acreditamos que o nosso Festival seja um dos mais participativos do país, além de não cobrarmos ingressos para ter acesso ao evento, nem para participar das atividades, chefes e oficineiros têm o compromisso de compartilharem com o público as suas experiências, e também convidar pessoas a prepararem junto com eles os pratos, tachadas e outros.

E - O Festival traz para o público a gastronomia de raiz da região Oeste e valoriza a agricultura familiar. Explique um pouco como o Festival contribuiu para o desenvolvimento dos pequenos produtores e das associações nestes últimos anos.

R.G  - Bem, a agricultura familiar e as associações dos agricultores já existiam em LEM antes do nosso primeiro Festival, que aconteceu em 2014. Ao chamar o protagonismo, tanto dos produtores, quanto das associações, permitimos uma maior visibilidade dessa parte importante dos produtores agrícolas, que mesmo não tendo grandes propriedades e não produzindo em grande escala, colocam seus itens de alimentação em centenas de lares de LEM e de outros municípios. Este ano, na terceira edição do LEM Gastronomia, estamos buscando fortalecer a reorganização da Cooperrio, a Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar, que, com o apoio da secretaria de agricultura do município, vem trabalhando para criar uma rede organizada da produção da agricultura familiar, que possa através da ccoperativa, fornece alimentos com qualidade para a população.

E - Quais os legados do Lem Gastronomia para a região.

R.G - Ainda estamos em fase de construção de resultados, creio que ainda era muito cedo para apontarmos legados, mas trabalhamos na busca de uma sinergia cada vez maior entre os diversos segmentos da cadeia produtiva dos alimentos, no fortalecimento das associações e cooperativas da agricultura familiar. Trabalhamos para fortalecer cada vez mais experiências bem sucedidas como a da associação Caliandra e a Associação de Catadores de Lixo Reciclável.

E - Qualquer pessoa pode participar do Festival?

R.G – Sim. O Festival é totalmente gratuito, não existe ingresso, nem pagamento para participar das aulas e das atividades disponíveis. O visitante só pagará o que consumir na área dos restaurantes ou dos produtos que adquirir nos estandes dos expositores.

E - Conte um pouco sobre as principais atividades destes três dias.

R.G – Nos três dias teremos em atividade a cozinha do interior, onde são preparadas as tachadas em fogões de lenha, um auditório de aulas-show e três salas com oficinas gastronômicas. O domingo será dedicado as oficinas para crianças, onde elas colocarão a mão na massa. Teremos também preparações feitas para o público adulto. A programação completa está no nosso site www.festivallemgastronomia.com.br a na nossa página no Facebook. Não haverá inscrições prévias, as inscrições são feitas no próprio Festival.

 

EVENTO

III Festival LEM Gastronomia

Data: 05 a 07 de agosto

Horários:
11h às 22h - dia 05 (sexta-feira)
11h às 22h - dia 06 (sábado)
10h às 15h - dia 07 (domingo)

Local: Espaço do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães

Evento com acesso e atividades gratuitas

 

Nos acompanhe na rede

Facebook: www.facebook.com/festivallemgastronomia

Instagram: @lemgastronomia

Site: www.festivallemgastronomia.com.br

Acesso as fotos do evento: www.flickr.com/lemgastronomia

Leia Também