MATOPIBA: Luís Eduardo Magalhães integra fronteira agrícola

São quatro estados, 337 municípios, em um total de 73 milhões de hectares envolvidos no projeto de expansão do agronegócio 

 

Assim como diz o ditado popular, "a união faz a força", a fronteira agrícola MATOPIBA, nasce com o propósito de crescer unindo esforços com outros quatro estados que formam a expressão: Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.  A região destaca-se no cenário nacional pelos recordes de produção de grãos no país e Luís Eduardo Magalhães faz parte deste aglomerado com outros 336 municípios, em um total de 73 milhões de hectares que representam 10% de toda produção de grãos do Brasil.

Segundo o Ministério da Agricultura, MATOPIBA é a última fronteira agrícola do mundo. Ela integra uma população de 5,9 milhões de pessoas. Na Bahia, são 30 localidades envolvidas, com 13,2 milhões de milhões de hectares. O território é baseado em tecnologias modernas de alta produtividade. Hoje, o principal grão destinado à exportação é a soja, porém outras culturas estão despontando, como o algodão e o milho.

Com o objetivo estratégico de promover a ascensão social dos pequenos produtores locais e o incremento da produção para exportação agropecuária do país, o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, afirma querer unir todas as cadeias produtivas, "temos que agregar valor ao nosso produto e uma das maneiras de fazer isso é integrando todas estas regiões". Ainda, segundo o gestor, o projeto nacional melhorará a renda dos quatros estados envolvidos e fortalecerá a classe média.

Você sabia

Mesmo sendo um município novo, Luís Eduardo Magalhães (LEM) já possui grande representatividade no cenário econômico nacional devido ao agronegócio. Mas você sabia que além dos grãos, a cidade possui uma gastronomia múltipla herdada pelas famílias que migraram de outros estados? Ou então, que a agricultura familiar já supre muitos alimentos que eram importados de outras localidades? Ou que o cultivo de peixes tem se destacado no estado? Não? Então, esta é uma ótima oportunidade para lhe convidar a participar do II Festival LEM Gastronomia no qual você conhecerá Luís Eduardo através da gastronomia. Vem com a gente e embarque nesta viagem repleta de descobertas deliciosas!

Evento

II Festival LEM Gastronomia
Data: 01 a 04 de outubro de 2015
Local: Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida, em Luís Eduardo Magalhães
Evento gratuito

Acesse nossas redes sociais

Facebook: festivallemgastronomia
Instagram: @lembastronomia
Flickr: www.flickr.com/lemgastronomia

 

Foto: G1.

Leia Também