Mulheres mudam sua realidade a partir de práticas sustentáveis em LEM

Na comunidade em Luís Eduardo Magalhães (LEM), de Rio de Contas, começa a história da Associação Caliandra. Formada por mulheres que aprenderam a enxergar o meio ambiente como seu melhor amigo, a organização, a partir do apoio da Prefeitura de LEM, desenvolveu práticas sustentáveis de reaproveitamento de sementes das frutas do Cerrado e hashis ("talher" oriental de madeira) para a criação de biojóias. Além de produzirem lindas peças, elas ainda fazem sacolas com banners reciclados, que são distribuídos em feiras e supermercados.

Associadas da Caliandra e chefs Don Fabrízio e Leonardo Roncon. Foto: Divulgação.Para alguns, somente a polpa das frutas do Cerrado como, buriti, buritirana, jatobá, sucupira e flamboiant  eram importantes ou podiam ser aproveitas e por consequência, gerarem renda. No entanto, a partir da Associação Caliandra, foi desenvolvido um trabalho onde as sementes são coletadas e divididas em duas partes. Cerca de 10% vão para o banco de semestes que a Prefeitura criou para serem plantadas e assim garantir a preservação do bioma. A outra parte é destinada a produção de biojóias sendo uma das fontes de renda para as sócias da organização.  

Na linha de produção das Caliandras ainda são feitas lindas sacolas. Estas são adquiridas pela Prefeitura de LEM, com os valores recebidos pela aplicação de multas de infratores que infringem as leis de proteção ambiental. 

 

Destaque no Festival

Durante a primeira edição do LEM Gastronomia, as associadas da Caliandra foram o foco das atenções do evento. Apresentaram alguns produtos como as geléias das frutas do Cerrado, a farinha de jatobá, adquiridos por chefs de cozinha e também ensinaram ao público a prepararem biscoitos. E foi a partir do Festival que elas lançaram comercialmente os biscoitos Caliandra. 

Através deste jeito diferente de produzir e vender, sem agredir o meio ambiente, as mulheres do Cerrado têm tido a auto-estima elevada. Hoje, ajudam o meio ambiente e as suas famílias com uma fonte de geração de renda complementar. E as Caliandras vão estar, pelo segundo ano, no Festival LEM Gastronomia, entre os dias 01 e 04 de outubro, no Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida, em Luís Eduardo Magalhães. 


Clique aqui e saiba mais sobre o Festival II LEM Gastronomia 


Acesse nossas redes sociais
Facebook: festivallemgastronomia
Instagram: @lemgastronomia
Flickr:www.flickr.com/photos/lemgastronomia

Leia Também